1/24 - Vitória na 2ª Prova Campeonato de Resistência SMR 2012

Disputaram-se no passado dia 14 de Junho as 3 Horas de Open Sport, 2ª Prova do Campeonato de Resistência da Slot Model Racing do ano de 2012. A corrida foi ganha pela Equipa SpeedKings Racing  constituída por Artur Oliveira e o "Convidado" João Completo que participou por impossibilidade do António Nunes.

Com um TSRF BMW LMP V12 sobre um chassis Metris MK2, movido por um NSR de 38k rpm, propriedade e preparado de maneira magnífica e irrepreensível pelo João Completo a Speedking Racing mostrou um andamento em que apenas a dupla vencedora da prova anterior (Albuquerque/Soares)  e José Raposo a espaços puderam ou poderiam contestar. Assim a vitória da SpeedKing Racing acabou por ser natural.

Impressionante o comportamento do carro na calha 1 (Laranja) desde a ponte, durante toda a descida para o túnel, no cotovelo de acesso à parabólica, na parabólica e em todo o segmento até à entrada da recta da meta. Normalmente sou lento nesta calha em todo este sector mas de facto com um carro destes que "está lá sempre" consegui 237 voltas e acabei por ganhar a calha (correndo na Laranja !!!) o que é repesentativo da qualidade do carro.

O BMW LMP V12 Vencedor da 2ª Prova do Campeonato de Resistência 1/24 da SMR 2012


A luta na frente ficou resolvida com o abandono da SlotGarage devido a uma batida forte noutro carro que estava despistado à entrada do túnel. No rescaldo o patilhão ficou sem fios de rosca suficientes para garantir o aperto e a Equipa incompreensivelmente optou pelo abandono em vez de substituir o patilhão e prosseguir dado que apenas tinham decorrido uma calha e meia...ou seja faltavam mais de 2 horas de prova!

A SMR1 (António Reis / Pedro Ribeiro), a SMR2 ( António Max / Miguel Nunes) e a AziSlot1 (José Raposo / Rui Carriço) andaram em luta durante toda a prova e rodaram sempre relativamente próximos.
No final a sorte foi madrasta para a SMR2 que teve de substituir o motor e assim perdeu o segundo lugar
para a AziSlot1 e o terceiro para a SMR1.

O segundo lugar da AziSlot1 premeia uma prestação muito boa do José Raposo que andou sempre muito rápido e também do Rui Carriço que sem ser explosivo andou o suficiente para darem luta às duas Equipas da "casa". O F333 apresentado estava muito bem preparado.

A SMR1 com uma preparação "in extremis" do 908 nunca conseguiu a mesma performance que o António Reis tinha conseguido com o mesmo carro nas últimas corridas do Campeonato de Sport. Na prova bateram forte e ficaram com a frente do carro muito mal tratada o que os impediu de nas últimas calhas se defenderem e andarem mais rápido ...

Com o precalço do motor a SMR2 viu esfumar de modo inglório uma excelente prestação ao longo da corrida. O Max andou rápido e muito concentrado e o Miguel Nunes foi sempre muito regular pois não sendo um "habitué" da escala fez na calha vermelha voltas sem conta a 7.0xx".

A AziSlot2 (João Cavaco / José Serrão) voltaram a fazer uma prova meritória atendendo a que não têm a experiência da pista que a maioria dos outros possui  e que a "praia deles" é mais o Rally e o Raid conseguiram ainda assim melhorar o número de voltas em relação à primeira prova. Com os GT's fizeram 1268 voltas e com os Sport 1283 voltas ou seja mais 15 voltas. Contudo ambos mostraram terem margem para progredirem e melhorarem na Velocidade ...

A volta mais rápida da corrida ficou com o João Completo com 6.612" na calha 4 (Azul).
O melhor número de voltas por calha ficou com Artur Oliveira com 245 voltas na calha 5 (Amarela).
Mais detalhes da Prova e crónica aqui.

A Grelha de Partida


A classificação final foi a seguinte:

CL.    PILOTO               CARROÇARIA     CHASSIS         MOTOR        TOTAL   CALHA
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1.º - Speed Kings Racing    - BMW LM V12    - Metris MK 2     - NSR K38     - 1437V       - 245V

2.º - AziSlot 1                     - Ferrari 333 SP   - Do SLot GT-C  - NSR K38     - 1381V        - 242V      

3.º - Slot Model Racing 1    - Peugeot 908        - Plafit SLP        - NSR K38     - 1359V       - 233V       

4.º - Slot Model Racing 2     - Lola B 09           - Plafit SLP 2     - NSR K38     - 1345V       - 235V   

5.º - AziSlot 2                      - Ferrari 333 SP   - Plafit SLP 2     - NSR K38     - 1283V       - 219V       

6.º - Slot Garage                  - Lancia LC 2        - Plafit SLP       - NSR K38     -   404V       - 239V     

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