1/24 - João Completo Campeão - Classics 60's - Slot Model Racing - 2014



Foi com o Campeonato Classic 60's com que o Slot Model Racing decidiu inaugurar a sua nova e magnífica pista "concept". Baseado na reedição das carroçarias vintage de slotcars da Tamiya lançadas nos anos 60 que na altura estavam actualizadíssimas tornaram-se hoje verdadeiros Clássicos.

Excelente Ferrari P2 ... pena a foto não estar boa.

























A variedade de carroçarias existente era muito interessante havendo 7 modelos diferentes disponíveis: Os Lotus 30 e 40, o Mclaren Elva, o Lola T70 Spyder, o Porsche 906 (Carrera 6), o Ferrari P2 e o DeTomaso King Cobra.

Da direita para a esquerda: Pedro Estácio, Pedro Reis, António Reis, Rui Costa

Calha 5 => António Portugal  / Calha 6 => Nuno Fonseca



Os chassis a utilizar não podiam ter abertura de rebaixamento do motor o que era um claro piscar de olho à utilização dos MSC-11 / Scaleauto 8000 que se revelavam demasiado pesados (cerca de 10g) face à concorrência Plafit (Excel e Super 24)  e Scholer (Intruder e Striker).

Também a limitação das relações a pinhões entre os 10z e 11z e coroas compreendidas entre 40z e 44z se por um lado tornou os andamentos mais homógeneos pondo toda à gente a andar mais próximo e assim aumentando a competitividade como de resto aconteceu em várias provas absolutamente magníficas, por outro condicionou em demasia o desenvolvimento dos carros. Pessoalmente para pôr o meu Porsche a andar mais tinha que necessariamente ir para um pinhão de 12z e coroa de 39z o que não era legal, alternativamente ou andava com rodas de diâmetro maior ou apostava num motor novo com o risco deste ser pior do que o que possuía ...
Da direita para a esquerda => João Completo, José Raposo, Miguel Andrade,  "Max"
Outra questão com que o "Pessoal" se deparou foi encaixar os chassis naquelas carroçarias muito apertadas para ou padrões atuais embora à escala. No meu caso foi necessário maquinar a carroçaria e o suporte do eixo da frente do meu Excel para conseguir pôr a frente do carro a mexer, também a utilização de coroas de maior diâmetro levantava problemas por estas baterem na carroçaria em situações de basculação ...

Apareceram carros muito bem conseguidos quer em performance quer em estética uns reproduzindo fielmente carros existentes no passado outros com decoração de fantasia mas à época . Muitos problemas com a pintura ao nível da adesão da tinta e algum trabalho na lixagem das carroçarias. No meu caso o meu Porsche na fase de preparação foi amarelo, depois vermelho e finalmente prateado ...


O meu Porsche 906


Desportivamente falando o Campeonato foi um êxito proporcionando corridas muito intensas e disputadas mas que pelas razões apontadas cedo se percebeu quem iria andar na frente... do ponto de vista pessoal foi um Campeonato em crescendo e não podia exigir mais.



Na 5ª prova esta foi a distância final com que os dois primeiros da corrida terminaram ao fim de mais de 260 voltas.   Em primeiro plano o 906 do Campeão e em segundo plano o DeTomaso do Luís Oliveira.

O João Completo (LolaT70 / Excel e Porsche 906/Super24) ganhou o Campeonato seguido do José Raposo (Lotus 40 / Excel)  e do Luís Oliveira (DeTomaso / Excel) que se apresentou muito bem preparado e não fosse um precalço numa das provas poderia ter ido mais longe ...

O Porsche 906 do Miguel Andrade baseado em Plafit Super 24 e "endorsed by" SlotGarage
 
A maioria das fotos foram retiradas daqui => http://www.slotcars-forum.com/mybb/showthread.php?tid=2110 e são da autoria da SlotGarage.

A classificação final do Campeonato foi a seguinte:


Sem comentários:

Enviar um comentário