1/24 - 3º Lugar Final no Regional de Lisboa - GT's - Individual - 2012




Terminou o Campeonato Regional de Lisboa de 1/24 baseado nos GT da Scaleauto. Em formato de teste, pois apenas contou com 4 Provas e conjuntamente com o Campeonato Regional por Equipas a realizar de seguida (+ 4 Provas)  constituem um balão de ensaio para um futuro Campeonato Regional de Lisboa 1/24.

Apesar de começar a ficar " farto" dos GT's  da Scaleauto tenho que admitir que estes vieram democratizar a escala permitindo fazer com o 1/24 aquilo que se faz com o 1/32 ou seja conseguir um carro minimamente competitivo com pouco investimento "à saída da caixa" e acabando com a "complexidade" da colagem da carroçaria ao chassis tantas vezes apontada como o grande obstáculo à massificação dos 1/24 ...

O Campeonato foi muito disputado com corridas espectaculares proporcionadas por estes modelos como relato de seguida:




A primeira corrida do Regional de 1/24 foi caracterizada por alguma polémica à volta da tensão da pista do SMR. A pista do SMR é das pistas Carrera da região de Lisboa  a que apresenta maior tensão. Ainda assima SMR decidiu equalizar a tensão nos 13v medidos na pista. A verdade é que treinei na 4ª Feira antes da corrida e acertei o punho. No dia da Corrida na qualificação o carro estava iguiável e o setup de 4ª Feira não servia. Lá acertei o punho "cortando" tudo de modo a conseguir andar com o carro. Acabei quinto classificado na Corrida não por causa das tensões mas porque os que ficaram à minha frente andaram mais.

Nuno Seabra - Vencedor do Campeonato Regional de Lisboa 1/24 - 2012
A melhor volta da corrida foi para o Nuno Seabra na calha Amarela (5) com o tempo de 6.983".
A classificação final foi da prova realizada no SMR foi a seguinte:


A segunda Corrida disputada na Adrenaline foi espectacular. Treinei afincadamente e acabei por ser premiado com o segundo lugar final a uma volta do "inevitável" Nuno Seabra e na mesma volta que o Nuno Fonseca. Excelente prova também do Nuno Ferreira que foi muito consistente e sem faltas. 

O Nuno Seabra deu um passo muito importante nesta corrida relativamente ao título, voltou a ser o mais rápido em pista tendo realizado a melhor volta da corrida com o espectacular score de 6.863" na calha Azul (4).  Esta prova viria no final a revelar-se a prova decisiva em termos de Campeonato  pois o Nuno Seabra voltou a ganhar e o João Completo foi apenas 5º.

SpeedKing e Luis Pedro Paula acabaram a última calha na Adrenaline assim !!!

























A prova foi disputadíssima para os primeiros 10 lugares como a classificação atesta:

Carlos Antunes - 2º no Cacém



No Cacém tinha expectativas elevadas porque é um traçado que me agrada bastante.

Quer por erros próprios quer por erros de terceiros tive demasiadas saídas e embora tenha chegado no 3º lugar no final fiquei longe do segundo que foi o Carlos Antunes que fez uma excelente prova.







Ao "leader" Nuno Sebra saiu-lhe o "joker", desculpem o pinhão (de plástico) e a corrida para ele acabou em termos de classificação. O Luís Pedro Paula apresentou-se "intratável" e ganhou a corrida.


Luis Pedro Paula - Vencedor em "casa" (AESlot)
Balística a volta realizada pelo Vasco Barbosa na calha Azul (4) em que realizou a melhor volta da corrida com com o registo de 7.198":


... E na RGP tudo se decidiu! Com o Campeonato praticamente entregue no que tocava ao 1º lugar,restava ver quem chegava aos 2º e 3º lugares do pódium. Luis Pedro Paula com 46 pontos "reais", Artur Oliveira com 44 e João Completo com 42 eram os "Três Galos" para os dois poleiros disponíveis.

Acrescia que estes não estavam sós na disputa dos pontos como o Carlos Antunes já tinha provado no Cacém e como a corrida veio provar. O António Maximiano e o José Raposo, ambos com andamentos rápidos e consistentes tornaram-se os "Outsiders" na RGP acabando a corrida respectivamente em 3º e 4º acabando por terem interferência directa no resultado final do Campeonato pois o Luis Pedro Paula com uma prova muito pouco favorecida pela sorte acabou em 5º ficando assim afastado do pódium no Campeonato.

O Espectacular Mercedes do Max, provavelmente o conjumto mais original: SLS+SLP2
O João Completo regressou em forma com o Metris  e "aviou" toda a gente ganhando a corrida e realizando também a melhor volta com 7.708" na Calha Branca. Se tivesse corrido no Cacém talvez as coisas fossem diferentes ... ou talvez não.

Da esquerda para a direita: MSC-11, SLP1, Excell, MSC-11, SLP2 (?), Metris MKII
Sabendo que não poderia falhar se quisesse chegar ao pódium fiz uma corrida muito regular e rápida (e suada!) acabando por terminar em segundo na corrida. Com este resultado garanti o terceiro lugar final no Campeonato ex aequo com o João Completo, tendo desempate sido favorável ao João por ter ganho esta prova e eu não contar com qualquer vitória nas quatro provas disputadas.

O Amarelo está na moda: Pedro Estácio (RGP) / Fernando Campos (Adrenaline)





Este terceiro lugar no Campeonato é dedicado como homenagem e agradecimento ao António Nunes do AESlot por todo o conhecimento que de modo desinteressado me passou relativamente aos 1/24. Grande Abraço Nunes !







O Nuno Seabra insistiu na utilização de pinhões de plástico e o pinhão voltou a sair e se existisse um verdadeiro controlo no que toca a regulamentos o Nuno teria sido desclassificado por o seu carro ter sido assistido no intervalo de calhas e perderia assim o título. Sem querer colocar em questão a justiça da vitória do Nuno pois seria uma injustiça perder o Campeonato na "secretaria", este é um aspecto que a Organização tem que ser mais "profissional" e aplicar o regulamento sem olhar a credos sob pena os próprios regulamentos que decreta nada valerem até porque "à primeira todos caiem à segunda só cai quem quer" ... Ainda assim Parabéns ao Nuno Seabra.

O resultado final da corrida na RGP foi o seguinte:





Por falar em Adrenaline, é de louvar a participação massiva dos seus Pilotos em todas as provas disputadas. A Adrenaline tem um núcleo de 1/24 muito activo e entusiástico que quero aqui saudar e que deveria servir de exemplo aos outros espaços nomeadamente quando toca a correr "fora de portas"...



Grande Abraço também para o "Pessoal de Mafra" (Hugo Oliveira, Carlos Antunes e Luís Tavares) que constituem outro pilar no que toca a amizade, competitividade e regularidade de participações.  

Quanto a chassis, o carro vencedor (Nuno Seabra)  montava o MSC-11 provando a sua competitividade, o segundo (João Completo) equipava um Metris MKII e o terceiro (SpeedKing) com um Plafit Excell. 

Ficam aqui os "meus" Awards Regional 1/24 2012 (Individual):

Prémio para o Melhor Piloto => Nuno Seabra (Kaisen-RGP) / João Completo (SlotGarage-SMR)
Prémio para o Melhor Preparador => João Completo (SlotGarage-SMR)
Prémio para o Melhor Chassis => Metris MKII  (João Completo - SlotGarage)
Prémio para  Melhor Rookie => Luis Ramos e João Rodrigues (ambos Adrenaline)
Prémio Laranja - Fair-Play => Fernando Campos (Adrenaline) Vasco Barbosa (AESlot)  Davide Santos (AESlot) Pedro Ribeiro (Kaisen- RGP) Luis Tavares (AESlot) Rui Costa (Adrenaline) Luis Guerreiro (Adrenaline).
Prémio Limão - "O Gajo mais difícil de ultrapassar" => António Maximiano (SMR) Nuno Ferreira (Adrenaline)
Prémio Pista com "mais Jarda" => Slot Model Racing
Prémio Melhor Traçado => RGP Slot Center e  AESlot Club.
Prémio Melhor Espaço Slot - Overall => Adrenaline Slot Racing.

A classificação final do Campeonato Regional Individual de 1/24 de 2012 ficou assim ordenada:



997 - Arlindo Barbosa



Sem comentários:

Enviar um comentário