1/24 FORMULA X

A grande limitação dos Formula 1 na escala 1/24 prende-se com a quase inexistente oferta de carroçarias
para esta escala. Exceptuando a Kyosho (1/28) que oferece um par delas muito boas mas relativamente frágeis dada a morfologia dos carros a restante oferta para os Model Car é praticamente nula.
A Betta&Classic oferece várias carroçarias em Lexan/PETG que do meu ponto de vista têm uma estética suficientemente boa para serem consideradas.


 
O que é  Formula X?

Formula X é uma forma simples e económica de realizar corridas com carros do tipo Formula na escala 1/24 permitindo reutilizar material que todos temos e manter a relação de performance entre a escala e a realidade . Esta condição é do agrado de muitos pois ninguém gosta de correr com Formula 1 que são mais lentos em pista do que por exemplo carros da categoria de GT3 ...




Porquê Formula X ?

X porque nesta Formula é permitido "misturar" Formula 1 e Formula Indy aumentando assim
a variedade de modelos em pista.
X pode representar a  "1" ou "Indy".
X também porque o chassis usado no protótipo foi um Plafit eXcell de latão.

Que carroçarias utilizam os Formula X ?

As carroçarias utilizadas são as carroçarias de lexan da Betta & Classic (http://www.bettaandclassic.com) estando disponíveis os seguintes modelos potencialmente compatíveis, contudo e visto que testei com muito poucos chassis cabe a cada um olhar para o desenho das laterais  onde a borracha de fixação cola e fazer a avaliação com o chassis que vai usar.

No meu caso e dada largura do carro tive que utilizar suportes em "L" o que obriga
a ter o aspecto focado em atenção.

 Modelos disponíveis:

Formula 1 

Indy Cars

O modelo utilizado no protótipo foi o Lola Ford T93/06 de 1993 sobre o qual foram realizadas algumas
alterações de modo a que a adaptação ao chassis Excell fosse a melhor possível!



Que chassis podem ser utilizados?

Em príncipio qualquer um que permita a adaptação à carroçaria.
Foi necessário realizar algum desbaste na carroçaria para a adaptar ao chassis mas nada que um dremel não seja capaz de fazer.
Qualquer um dos Plafit Excel disponíveis dão e o MoMo Sw08V também.
Também os SLP1, os Super 24 e os MSC-11 têm uma probabilidade elevada de funcionarem embora não tenha testado.
Provavelmente também os chassis PN Slot serão compatíveis com o "handicap" de serem short-can.
Os SLP2 não dão por causa da largura.
Claro que esteticamente os chasis "tipo" Plafit Excell funcionam melhor porque haverá menos metal à vista na frente do carro em especial em baixo. 


Que motores podem ser utilizados ?

O céu é o limite (apenas condicionado pelo chassis)

E as rodas e pneus?

As jantes da frente e de trás são de 17 mm sendo os pneus da frente Hardcomp (8 mmm) e os traseiros Procomp3 (13 ou 16 mm). Nos testes, na traseira, foram também utilizadas jantes de 21 mm.

O peso do carro pronto a correr sem qualquer lastro e usado o Plafit Excell em latão fica-se pelos 140 gramas denotando margem para lastro caso sejam utilizados outros chassis compatíveis com estas carroçarias de modo a equalizar os pesos. 

"Et voilá" :



A pintura não ficou muito bem porque "mascarar" o interior para pintar a duas cores é complicado e díficil e após alguns precalços foi o que se arranjou.

Nos testes realizados e dependendo do motor a utilizar e do peso a homologar deu para perceber que estes "aviõezinhos" apresentam muito potencial e são fortes candidatos a "pulverizarem" os melhores tempos dos Sport/LMP. ... fica a ideia!

 Abraços ... e façam o vosso Formula X !!!

2 comentários:

  1. Amigo Artur,

    recebi o chassi F1 da Plafit ontem, apenas me falta a carroceria de um FERRARI.

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    1. Fantástico ! Acho que o Chassis Plafit de F1 merece um "body" tipo 1/28 ou um kit de 1/24 de "Cavallino Rampante". O kit é mais problemático pois com o primeio despiste "a sério" "bye bye" kit ... o body Kyosho é muito interessante Mas os "ailerons" frontais são frágeis (O Américo do AESlot tem um ...) mas o problema é a diversidade de carroçarias pois para além do Ferrari existe salvo erro apenas o Mclaren MP4 (difícil de encontrar)... o ir às carroçarias de lexan não foi "à toa" e os Indy Car na oferta da Betta & Classic são para mim os que mais gosto ... tenho um Lola T93 como o de cima pintado a verde metalizado e ficou "horrível" ... tens que falar com a Betta & Classic ... Penso que não é muito adequado pôr um Plafit F1 a competir com um Excell ou um Momo que não são nativamente chassis para Fórmulas ... de qualquer das maneiras se optares por lexan fica sempre uma "Bomba" !!! Um Abraço.

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