1/24 - Teste - SC-0025 Sprinter vs SC-0026 Endurance - Interpistas

















Tive hoje a oportunidade de testar na pista da Adrenaline de Odivelas os 2 motores da Scaleauto de referências SC-0025 Sprinter de 21k rpm a 12v, 320 gr/cm de torque e 14,5 gr de força magnética contra o SC-0026 Endurance de 22k rpm a 12v, 318 gr/cm de torque e 4 gr de força magnética.

O carro utilizado no teste é baseado no meu habitual chassis MoMo SW08 onde foi montada uma carroçaria de Porsche 997 com interior de lexan com o peso de 182 gramas, equipado com Procomp 3 de 16 mm, com uma relação de 10/44  e portanto dentro da específicação do futuro Campeonato Interpistas baseado nestas carroçarias.

O motor SC-0025 já tinha 7 provas reais no activo, o SC-0026 era completamente novo. 

Os resultados obtidos foram os seguintes ao fim de cerca de 50 voltas rodando com cada um dos motores e utilizando o mesmo setup no carro e com o mesmo comando, sendo que a única diferença terá sido a temperatura da pista que estaria ligeiramente mais fria no teste ao SC-0026 e portanto mais favorável para este:

Melhor volta SC-0025 - Sprinter =====> 7.630 "

Melhor volta SC-0026 - Endurance ===> 7.727 "

A diferença existente de cerca de um décimo de segundo é indicadora que os motores são perfeitamente equivalentes pois em todos sabemos que a variabilidade entre motores da mesma referência é por vezes maior do que o décimo que encontrei.

Não se percebe pois porque é que a IBB/Scaleauto coloca dois produtos "concorrentes" na mesma faixa de mercado nem porque é que a Organização do Interpistas deixou de aceitar a utilização do SC-0025 inicialmente prevista em favor do SC-0026.

Constatei também que os Porsche 997 mereciam um motor com mais alma do que qualquer um destes que foram testados e apenas os interesses comerciais que nada beneficiam o Cliente final justificam a sua utilização.

Sem comentários:

Enviar um comentário