1/24 - Davide Vence Golias e é Campeão LMP's Prototypes - AESlot Club 2014


 


Uma verdadeira explosão de recordes é como se pode descrever sucintamente o Campeonato LMP Prototypes 1/24 que terminou na passada sexta-feira dia 6.JUN.2014 no AESlot Club.


Após o magnífico troféu dos Mercedes SLK em que o nível competitivo foi como na altura focado, altíssimo, desde logo se começou a criar uma enorme expectativa à volta dos LMP's e cedo se perbeceu  que o que se iria passar faria História pelo menos no prestigiado Clube de Slot do Cacém.




Caracterizado por um regulamento aberto que genericamente admitia carroçarias de LMP1 e LMP2 de qualquer material, origem e fabricante e com limitação de motores às 30k rpm  o Campeonato apresentava-se como palco de estreia e prova de fogo para os novíssimos chassis desenvolvidos em Portugal pela  TSRP, os Slot A1 já aqui analisados.

Oreca Nissan - MoMo SW08 - NSR King EVO 30k rpm

Estes chassis equipavam a maioria dos carros inscritos e tinham como opositor o Plafit PF1700 SLP1 que na minha modesta opinião é um dos melhores chassis de 1/24 para Model Cars  o que colocava a fasquia bem alta.  

Lola B12 - Plafit 1700 SLP1 - NSR King EVO 30k - Campeão LMP's 2014 - AESlot Club
Ao nível das carroçarias todos optaram por carroçarias de lexan da TSRP havendo quatro modelos disponíveis: três LMP1, o Audi R18, o Lola B12 e o Peugeot 908 e um LMP2 o Oreca.  Estas revelaram-se muito sólidas tendo afastado rapidamente os receios iniciais quanto à sua capacidade de aguentarem saídas a alta velocidade. 

Magnífica foto tirada pelo Fernando Campos na preparação para as 24 Horas... :-D
Já no capítulo estético estivemos todos de um modo geral muito mal e entendo que o Campeonato, as carroçarias e no fundo todos nós merecíamos umas carroçarias um pouco mais cuidadas em termos de decoração. Este é pois um aspecto que pode ser facilmente melhorado no futuro ... 
O muito bem decorado Oreca do Nuno Fonseca
 Quanto a motores e com a limitação a 30k rpm as opções do mercado não são muitas e a escolha óbvia centrava-se nos NSR King EVO de 30k mas apareceram carros  equipados com NSR King de 25k com e sem EVO, Scaleauto SC-0013 de 29,9k rpm, Scaleauto SC-0012 de 25k rpm tendo o Black Arrow Apache de 28k rpm sido a desilusão pois revelava uma "amorfia" muito grande nas "médias" rotações onde quando era preciso sair depressa nada acontecia e nem mesmo tentando andar sempre "lá em cima"  se conseguia porque quando não há binário ... resultado os Black Arrow não passaram de uma promessa e dos treinos.
Com um calendário um pouco atípico, a prova de Warm-Up que acabou por se transformar numa versão de treinos semi-oficiais mostrou vários aspectos que merecem destaque.  

 Peugeot 908 - Plafit 1700 SLP1 - NSR King EVO 30k - 2º Classificado Final
 As dimensões do carros estão nos limites do aceitável para uma pista com as dimensões das Carrera. De um modo geral mesmos os Pilotos mais lentos andavam com facilidade abaixo do segundo 7" o que significava que numa pista com as características da do Cacém cujas rectas não são muito longas era quase sempre preciso mais um pouco de recta de modo a ganhar a vantagem suficiente para na travagem conseguir passar.   Um Piloto mesmo estando mais rápido se não tivesse a colaboração do mais lento poderia com facilidade andar várias voltas a perder tempo até conseguir concretizar a ultrapassagem.  Mesmo tendo-se chegado a acordo em relação a este aspecto havia Pilotos que "abriam" de imediato mas havia outros que "empatavam" mais a "coisa". Contudo de um modo geral correu bem.

O Warm-up mostrou que os Audi R18 das OA eram os favoritos à conquista do Campeonato. Os "outsiders" eram "Moi Même" e os Pilotos de "ponta" da Casa.

 
Os R18 nº 27 e 28 do Carlos Antunes e Hugo Oliveira equipa Oficial TSRP. O Carlos Antunes acabou na última prova por "canibalizar" o 3º lugar final e último do pódium ao Hugo Oliveira.
Foi também ensaiada e posta em prática uma nova grelha de partida em que o mais lento da manga é colocado logo a seguir à meta, o penúltimo é colocado um comprimento de carro à frente e assim sucessivamente. Este opção revelou-se acertada e passou a evitar "a molhada" na abordagem à primeira curva a seguir à largada.  

Nova Grelha de Partida  para evitar "molhada" na primeira curva após a largada. A partir do primeiro plano temos: Artur Oliveira, Hugo Oliveira, Luś Pedro Paula, Carlos Antunes, Vasco Barbosa e Davide Santos.
Com nível de conhecimento que todos os Participantes têm da pista antevia-se que mais do que andar depressa qualquer saída de pista durante a prova poderia tornar-se decisiva para o resultado  a obter dado que os mais habilitados ou não saem ou raramente saem. Também a qualidade das pistagens podia ter importância decisiva no resultado das provas pois uma má pistagem significa uma volta a menos. 


Da direita para a esquerda: Fernando Campos, Antonio Nunes, Nuno Fonseca, Paulo Soares e Américo Penedos.

Neste Campeonato foram estabelecidos novos recordes absolutos e oficiais da Pista do AESlot do Cacém tendo o Carlos Antunes ficado com um número apreciável deles.
Fica o registo e o convite para aparecerem para os baterem:

- Número Total de voltas numa prova de sprint - 271 e 31 metros (Davide Santos), à média de 6,642 por volta).

- Melhores voltas:

    Calha 1 - 6,639 (Artur Oliveira);
    Calha 2 - 6,590 (Carlos Antunes);
    Calha 3 - 6,483 (Davide Santos);
    Calha 4 - 6,324 (Carlos Antunes);
    Calha 5 - 6,391 (Carlos Antunes);
    Calha 6 - 6,424 (Carlos Antunes);
    Recorde da pista - 6,324.

Carlos Antunes - Audi R18 - TSRP Slot A1 - NSR King EVO 30k rpm -  Recordista do AESlot Club.

A análise dos quadros classificativos de cada prova mostra de forma clara que o Campeonato do ponto de vista desportivo foi excepcional. Andou-se muito depressa e todos muito juntos com as corridas a serem disputadas  ao metro. No final o Davide Santos com um conhecimento superior da pista mostrou-se muito rápido e consistente e provou com o seu Lola B12 que o Plafit SLP1 é mesmo muito bom. O Davide ganhou três das seis provas justamente e de forma brilhante . É uma peça chave do AESlot. Parabéns pela sua magnífica vitória neste Campeonato.
Alguns dos Cromos dos LMP's   Da esquerda para a direita: Vasco Barbosa, Américo Penedos, Hugo Oliveira, Fernando Campos, Davide Santos, Artur Oliveira
Com os dois primeiros lugares do Campeonato ocupados por carros  equipados com chassis Plafit SLP1 o primeiro dos TSRP Slot A1 foi terceiro classificado final. Embora não ganhando o Campeonato os A1 deram muito boa conta de si passando a prova com distinção e mostraram que se têm que contar com eles futuramente se forem ultrapassados alguns problemas de fiabilidade associados à sua juventude. O Luís Tavares está de parabéns e se algum dia alguém escrever a "História dos Slots Em Portugal" o seu nome ficará indelével.
Mais Cromos dos LMP's - Da esquerda para direita: Carlos Ferrari, Pedro Correia, Carlos Antunes, rui Costa, Paulo Soares e Luís Tavares.

Fica também a análise de como vi cada um dos Pilotos durante o Campeonato e também informação raramente prestada sobre os punhos utilizados:

1º - Davide Santos - Já foi tudo dito.
 Punho => Promodel PMC8

2º - Artur Oliveira
Punho => DiFalco DD304

3º - Carlos Antunes - Ficou aquém das expectativas embora tenha estabelecido um número apreciável de recordes foi penalizado pela sua impetuosidade e pela fiabilidade do chassis.
Punho => Engage Models SCC-002-P e DiFalco DD271

4º - Hugo Oliveira - Para mim o Favorito absoluto. Sempre muito rápido não teve a sorte do seu lado. Foi injustamente arredado do 3º lugar pelo seu companheiro de Equipa.
Punho =>  Difalco DD271

5º - Luís Pedro Paula - Regular e consistente como sempre acabou por ser prejudicado por este "conservadorismo" e por um DS ProSpeed 1 em fim de vida. Tem de arriscar mais.
Punho => DS ProSpeed 1

6º - Fernando Campos - Fez "Milagres" com os motores da Scaleauto. Mostrou que com um carro rápido pode andar na frente. O seu carro era para mim o mais bonito dos Lola.
Punho => Engage Model SCC-003-P

7º - Américo Penedos  - Muito motivado fez um excelente Campeonato foi o primeiro entre os 25k. Em muitas calhas andava ao nível do carros equipados com motores mais potentes.
Punho => Engage Models SCC-002-P e DS ProSpeed 1

8º - António Nunes - Com um carro bem preparado mas com um motor sem nervo era difícil fazer melhor. 
Punho => NSR Electronic

9º - Vasco Barbosa - Uma sombra do que se viu nos SLK. Está na altura do Vasco começar a preparar os seus carros ...  
Punho => MB Slot ESPB-01

10º - Paulo Soares - Incompreensível como não montou um carro próprio. Andou com o R18 alugado ao Rui Costa. Depois do que se viu nos SLK estava-se à espera de muito mais.
Punho => DS ProSpeed 1

11º - Rui Costa - Já provou que pode fazer melhor. Anda em fase de adaptação a um novo punho e isso não tem ajudado.
Punho => MB Slot ESPB-02

12º - Luís Tavares - O "Pai" dos TSRP é irregular por obrigação e isso impede-o de andar e ficar mais à frente.  
Punho => DS ProSpeed 3

13º - Nuno Fonseca - Nunca conseguiu acertar com o carro desde o chassis que utilizou vários, passando também por vários motores. Sabe e pode fazer muito melhor.
Punho => MB Slot ESPB-01

14º - Carlos Ferrari - Baldou-se muito e o carro nunca ajudou chegando a acabar corridas com eixos desapertados.
Punho => Promodel PMC8 ?

15º - Pedro Correia - Muito "Coaching" mas também muito irregular. Treina pouco.
Punho => FranSpeed JET3 ? 

As fotos como habitualmente são do Vasco Barbosa e do Carlos Ferrari com os quais já cheguei a um acordo de Copyright.

Seguem os resultados das seis provas realizadas e a Classificação final de mais um estupendo Campeonato:




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