Uma verdadeira explosão de recordes é como se pode descrever sucintamente o Campeonato LMP Prototypes 1/24 que terminou na passada sexta-feira dia 6.JUN.2014 no AESlot Club.
Após o magnífico troféu dos Mercedes SLK em que o nível competitivo foi como na altura focado, altíssimo, desde logo se começou a criar uma enorme expectativa à volta dos LMP's e cedo se perbeceu que o que se iria passar faria História pelo menos no prestigiado Clube de Slot do Cacém.
Caracterizado por um regulamento aberto que genericamente admitia carroçarias de LMP1 e LMP2 de qualquer material, origem e fabricante e com limitação de motores às 30k rpm o Campeonato apresentava-se como palco de estreia e prova de fogo para os novíssimos chassis desenvolvidos em Portugal pela TSRP, os Slot A1 já aqui analisados.
Oreca Nissan - MoMo SW08 - NSR King EVO 30k rpm |
Estes chassis equipavam a maioria dos carros inscritos e tinham como opositor o Plafit PF1700 SLP1 que na minha modesta opinião é um dos melhores chassis de 1/24 para Model Cars o que colocava a fasquia bem alta.
Lola B12 - Plafit 1700 SLP1 - NSR King EVO 30k - Campeão LMP's 2014 - AESlot Club |
Magnífica foto tirada pelo Fernando Campos na preparação para as 24 Horas... :-D |
O muito bem decorado Oreca do Nuno Fonseca |
Peugeot 908 - Plafit 1700 SLP1 - NSR King EVO 30k - 2º Classificado Final |
O Warm-up mostrou que os Audi R18 das OA eram os favoritos à conquista do Campeonato. Os "outsiders" eram "Moi Même" e os Pilotos de "ponta" da Casa.
Os R18 nº 27 e 28 do Carlos Antunes e Hugo Oliveira equipa Oficial TSRP. O Carlos Antunes acabou na última prova por "canibalizar" o 3º lugar final e último do pódium ao Hugo Oliveira. |
Com nível de conhecimento que todos os Participantes têm da pista antevia-se que mais do que andar depressa qualquer saída de pista durante a prova poderia tornar-se decisiva para o resultado a obter dado que os mais habilitados ou não saem ou raramente saem. Também a qualidade das pistagens podia ter importância decisiva no resultado das provas pois uma má pistagem significa uma volta a menos.
Da direita para a esquerda: Fernando Campos, Antonio Nunes, Nuno Fonseca, Paulo Soares e Américo Penedos. |
Neste Campeonato foram estabelecidos novos recordes absolutos e oficiais da Pista do AESlot do Cacém tendo o Carlos Antunes ficado com um número apreciável deles.
Fica o registo e o convite para aparecerem para os baterem:
- Número Total de voltas numa prova de sprint - 271 e 31 metros (Davide Santos), à média de 6,642 por volta).
- Melhores voltas:
Calha 1 - 6,639 (Artur Oliveira);
Calha 2 - 6,590 (Carlos Antunes);
Calha 3 - 6,483 (Davide Santos);
Calha 4 - 6,324 (Carlos Antunes);
Calha 5 - 6,391 (Carlos Antunes);
Calha 6 - 6,424 (Carlos Antunes);
Recorde da pista - 6,324.
Carlos Antunes - Audi R18 - TSRP Slot A1 - NSR King EVO 30k rpm - Recordista do AESlot Club. |
A análise dos quadros classificativos de cada prova mostra de forma clara que o Campeonato do ponto de vista desportivo foi excepcional. Andou-se muito depressa e todos muito juntos com as corridas a serem disputadas ao metro. No final o Davide Santos com um conhecimento superior da pista mostrou-se muito rápido e consistente e provou com o seu Lola B12 que o Plafit SLP1 é mesmo muito bom. O Davide ganhou três das seis provas justamente e de forma brilhante . É uma peça chave do AESlot. Parabéns pela sua magnífica vitória neste Campeonato.
Alguns dos Cromos dos LMP's Da esquerda para a direita: Vasco Barbosa, Américo Penedos, Hugo Oliveira, Fernando Campos, Davide Santos, Artur Oliveira |
Mais Cromos dos LMP's - Da esquerda para direita: Carlos Ferrari, Pedro Correia, Carlos Antunes, rui Costa, Paulo Soares e Luís Tavares. |
1º - Davide Santos - Já foi tudo dito.
Punho => Promodel PMC8
2º - Artur Oliveira
Punho => DiFalco DD304
3º - Carlos Antunes - Ficou aquém das expectativas embora tenha estabelecido um número apreciável de recordes foi penalizado pela sua impetuosidade e pela fiabilidade do chassis.
Punho => Engage Models SCC-002-P e DiFalco DD271
4º - Hugo Oliveira - Para mim o Favorito absoluto. Sempre muito rápido não teve a sorte do seu lado. Foi injustamente arredado do 3º lugar pelo seu companheiro de Equipa.
Punho => Difalco DD271
5º - Luís Pedro Paula - Regular e consistente como sempre acabou por ser prejudicado por este "conservadorismo" e por um DS ProSpeed 1 em fim de vida. Tem de arriscar mais.
Punho => DS ProSpeed 1
6º - Fernando Campos - Fez "Milagres" com os motores da Scaleauto. Mostrou que com um carro rápido pode andar na frente. O seu carro era para mim o mais bonito dos Lola.
Punho => Engage Model SCC-003-P
7º - Américo Penedos - Muito motivado fez um excelente Campeonato foi o primeiro entre os 25k. Em muitas calhas andava ao nível do carros equipados com motores mais potentes.
Punho => Engage Models SCC-002-P e DS ProSpeed 1
8º - António Nunes - Com um carro bem preparado mas com um motor sem nervo era difícil fazer melhor.
Punho => NSR Electronic
9º - Vasco Barbosa - Uma sombra do que se viu nos SLK. Está na altura do Vasco começar a preparar os seus carros ...
Punho => MB Slot ESPB-01
10º - Paulo Soares - Incompreensível como não montou um carro próprio. Andou com o R18 alugado ao Rui Costa. Depois do que se viu nos SLK estava-se à espera de muito mais.
Punho => DS ProSpeed 1
11º - Rui Costa - Já provou que pode fazer melhor. Anda em fase de adaptação a um novo punho e isso não tem ajudado.
Punho => MB Slot ESPB-02
12º - Luís Tavares - O "Pai" dos TSRP é irregular por obrigação e isso impede-o de andar e ficar mais à frente.
Punho => DS ProSpeed 3
13º - Nuno Fonseca - Nunca conseguiu acertar com o carro desde o chassis que utilizou vários, passando também por vários motores. Sabe e pode fazer muito melhor.
Punho => MB Slot ESPB-01
14º - Carlos Ferrari - Baldou-se muito e o carro nunca ajudou chegando a acabar corridas com eixos desapertados.
Punho => Promodel PMC8 ?
15º - Pedro Correia - Muito "Coaching" mas também muito irregular. Treina pouco.
Punho => FranSpeed JET3 ?
As fotos como habitualmente são do Vasco Barbosa e do Carlos Ferrari com os quais já cheguei a um acordo de Copyright.
Seguem os resultados das seis provas realizadas e a Classificação final de mais um estupendo Campeonato:
Sem comentários:
Enviar um comentário