Este é o novíssimo chassis 1/24 TSRP Slot A1 produzido em Portugal pela TSRP Slot.
Os materiais usados são o aço inox e o alumínio e a fibra de carbono.
A
maior originalidade do produto prende-se com a introdução de um sistema
de dupla suspensão (dianteira e traseira) que teoricamente permitirá
níveis de torção óptimos esperando-se que este aspecto contribua para um
melhor comportamento do carro quando sujeito à inércia.
Flexibilidade é uma característica em que o
chassis é pródigo. Dispõe de um sistema que permite a variação
da largura. Sem a aplicação das peças laterais de expansão a
largura fica-se pelos 70mm o que o torna perfeito para servir de base a
carros da categoria GT. Com as peças de expansão lateral montadas a
largura atinge os 77mm ficando assim pronto para receber uma carroçaria
de LMP.
A regulação vertical da altura dos eixos é feita por um muito conveniente sistema de aperto cuja solidez poderá ser aumentada através da inclusão de anilhas de mola para uma maior resistência. Ao optar por esta solução a TSRP poupa ao Slotista a "árdua" tarefa de desmontar e montar torres de suporte e respectivos calços sistema tão característico dos Plafit Série SLP e Super 24.
Ainda na Flexibilidade a TSRP poderia ter
ido mais longe pois optou por uma posição de montagem do motor em
"anglewider" (5 graus ?) que não trás uma vantagem objectiva
relativamente à posição "sidewinder" que deveria estar presente. O
chassis dispõe de espaço suficiente na traseira para que a posição
"sidewinder" tivesse sido a opção natural. Também a inclinação não
desloca o peso do motor para a frente o suficiente para isso se tornar
uma vantagem na distribuição de massas e ainda porque os pinhões e
coroas disponíveis para 1/24 não são engrenagens cónicas o que do ponto
de vista da produção de trabalho é menos eficiente ... É verdade que não
é por este aspecto que o chassis será menos competitivo mas este é um
aspecto que entendo que a TSRP devia rever numa futura versão. Se optar
por chassis com "rasgo" ("off-set") para o motor poderá utilizar uma solução à lá
MSC-10. Se optar uma solução sem"rasgo" em que o motor assenta
directamente no chassis pode optar por uma solução à lá Excell ou
MSC-11.
O peso oficial anunciado é de 92,6 gramas totalmente montado com todas as peças o que não sendo ultra-leve o coloca ligeiramente acima do peso "standard" para o segmento a que se destina. O peso poderá ser reduzido através da supressão de seis lastros montados lateralmente três a três podendo ainda o sistema ser utilizado para distribuição de massas com vista a um equilíbrio óptimo.
Outros aspectos passíveis de melhoria são os cursos do suporte da guia que poderia ser maior e até tem espaço para que isso aconteça e também o curso do suporte de eixos da frente que permite variar a distância entre eixos que quando maior for maior aplicações terá. Também um maior espaço entre o "T" da frente e o corpo principal de modo a que o espaço para o "T" se "mexer" fosse maior seria bem vindo.
Apesar de todas estas observações e sugestões o chassis demonstra um elevado potencial dinâmico e apresenta um nível de competitividade muito muito bons tendo mesmo já obtido uma vitória oficial no AESlot do Cacém no Campeonato corrente de Mercedes SLK através do Carlos Antunes e sabe-se que no AESlot a proliferação de Plafit SLP e Super 24 e outros é grande o que atesta a sua competitividade e competência.
Logo que tenha o meu disponível farei uma prova dinâmica e dar-vos-ei conta da experiência eventualmente já montado num Oreca LMP ;-).
Se quiserem obter mais informações tentem aqui => https://www.facebook.com/tsrp.slot
A apresentação oficial do TSRP Slot A1 está prevista nas novas instalações do "Ó" do vidro aqui =>
http://slotcarovidrinhos.blogspot.pt/2014/01/novas-instalacoes-reabertura.html?spref=fb
no dia 15 de Fevereiro de 2014. Apareçam para ver e experimentar.
Abraço a Todos!
PS => As magníficas fotos utilizadas para ilustrar esta página são da autoria do Carlos Ferrari.
Obrigado pelo comentário às fotografias amigo :)
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