1/24 - Inauguração da Pista Concept - "Ó do Vidro"-Terrugem

Dia 12 de Outbro de 2013 fica como a data da inauguração da Pista Concept de madeira no "Ó do Vidro".  De facto e infelizmente não são nem todos os dias, nem todos os meses nem todos os anos que acontecimentos destes ocorrem ...

Para o efeito e com o objectivo de captar o maior número de participantes realizaram-se duas provas GT-Am e GT-Pro com os regulamentos vigentes do Campeonato Regional em curso.

Embora não estivesse "à pinha" apareceram muitas personalidades ligadas ao 1/24 e foi um prazer rever o Pessoal da AziSlot que apareceu em força para passar uma tarde de Sábado suponho que bem agradável. 

A pista apresenta-se em muito bom estado e tem um condutividade excelente havendo muito equilibrio em todas as calhas embora a calha 4 se apresente com   mais energia por ser aquela que tem sido mais rodada. Como a pista responde muito bem dá muito gozo andar.

Ficam aqui alguns planos da pista que não sendo os melhores são os possíveis e ficam desde já convidados para lá aparecerem pois ao vivo é diferente para melhor:

 



Decidi levar quatro carros. Um Mercedes SLK para tentar afinar para o Campeonato do Cacém mas que continua com muitos problemas... para os GT-Am Um BMW M3 Scaleauto sobre um chassis Plafit SLP1. 


Fica aqui e mais uma vez o meu agradecimento ao Rui Costa.

Um aspecto das Boxes
"Esqueci-me" que o chassis do GT-Am tem de ser MSC/Scaleauto (estas ditaduras ...) e o carro não foi admitido. Solução: o Rui Costa disponibilizou-me de imediato o seu Audi R8 GT3 Scaleauto que estava muito bem afinado mas a precisar de um motor com mais alma. 











Para os GT-Pro a ideia inicial era correr com o F458 byOliveira ficando como carro de reserva o Audi R8 GT3 byOliveira. O F458 continua a não se mostrar à altura do Audi e acabou por ser preterido ficando o Audi como o carro para a corrida. 

Os treinos de ambas as categorias foram dominados pelo João Completo.
Se nos GT-Am não me podia queixar do quarto lugar obtido  já nos Pro as coisas não correram nada bem pois o setup do punho não era o certo e uma grande parte do minuto de qualificação foi à volta do punho ...

João Completo - BMW Z4 - Vencedor Corrida GT-Am


Na Prova dos GT-Am e sem carro capaz de andar na frente optei por uma toada regular na espectativa dos mais rápidos terem algum precalço  o que não veio a acontecer. O João Completo (Z4) ganhou a corrida com naturalidade com 7 voltas de avanço sobre o segundo o Francisco Castanho (SLS) e 10 sobre o terceiro o José Raposo (Z4).










Uma palavra de estímulo e incentivo ao "rookie" Diogo Noel que com um espectacular Jaguar XKR GT2 mostrou muito potencial tal como o Francisco Castanho que é pena que esteja mais virado para os 1/32 e para o Pedro Reis a quem tudo aconteceu tendo o seu Porsche ficado muito mal tratado. É que as carroçarias tampografadas são menos resistentes  que as de kit branco e partem com mais facilidade... Vamos Pedro ! é reparar a carroçaria e começar de novo !


O parque fechado antes da exclusão do M3. De salientar o Jaguar do Diogo e o Z4 do José Raposo.


A corrida dos GT-Pro começou com uma molhada porque da linha de meta até à primeira curva o espaço não é muito e o Pessoal saiu com muita vontade e quando chegou à altura de travar não deu para alguns e a confusão instalou-se o que não é nada inédito em partidas de corridas de SlotCars ... A corrida foi um pouco atípica porque de um modo geral todos conhecem mal a pista e mesmo os treinos realizados não foram suficientes para a dominar por completo e também por a pista apresentar algum grip a mais o que provocava nos carros mais potentes mais saídas de frente. Daí terem ocorrido algumas molhadas perfeitamente naturais. No final Speedking ganhou a corrida seguido por um trio de ataque constituído pelo João Completo(R8), José Raposo(Z4) e Luís Tavares(SLS) que acabaram por esta ordem e na mesma volta!

SpeedKing - O Audi R8 byOliveira -  Vencedor da Corrida dos GT-Pro
Dos restantes se Castelo Branco fosse mais próximo certamente que o João Oliveira chegaria com facilidade mais à frente. O Jorge Noel(R8) é muito rápido e precisa apenas de ganhar alguma consistência e o anfitrião Fernando Duarte andou a "passear" no R8 do Luís Pedro Paula que não correu por lesão. O António Nunes(Z4) teve problemas de transmissão e demorou duas calhas para os resolver embora o seu Z4 se apresente muito sobre-virador.







Incontornável a presença de um magnífico e espectacular  Acura LMP que estabeleceu novo máximo da pista com o tempo "estratosférico" de 5.210". A carroçaria é do holandês Nick de Wachter e o chassis é dos alemães da Slot Racing Werk.









Para terminar de referir o excelente ambiente vivido ao longo desta magnífica tarde de Sábado e de referir a simpatia com que o Fernando Duarte sabe receber deixando a quem o visita a vontade de voltar. 

Segue o quadro dos resultados:


Sem comentários:

Enviar um comentário