Terminou no dia 19 de Julho de 2013 o Campeonato destinado a carros de Grupo C na escala de 1/28 organizado pelo AESlot Club do Cacém.
Tendo como características principais regulamentares a liberdade de utilização de chassis e também de motores embora limitados a 25k rotações, o Campeonato mostrou ter uma fórmula de sucesso pois foram vários os conjuntos que se apresentaram muito bem preparados e competitivos tendo conduzido a provas quase épicas em que a incerteza quanto às vitórias permanecia literalmente até ao fim das corridas.
Com uma média aproximada de 230 voltas por corrida, foram várias as corridas em que os três e mesmo quatro primeiros classificados em cada uma delas acabaram a menos de duas a três voltas de distância, estes resultados falam por si tendo-se atingido um nível competitivo muito elevado ao ponto de ser absolutamente proíbido ter saídas de pista sob pena de o resultado final ficar irremediavelmente comprometido. Houve mesmo quem fizesse várias corridas sem qualquer falta. Recordo-me que ao longo do Campeonato foram várias as calhas em que ninguém passou por mim mas também não passei por ninguém o que é muito representativo da consistência e do equilíbrio dos andamentos conseguidos em que os mais rápidos rodaram nas melhores voltas em 7,4 "altos" o que se pode considerar uma boa prestação atendendo a que a pista do meu ponto de vista esteve sempre um pouco lenta. Outro indicador do nível de competitividade atingido é o facto de em seis provas ter havido três Pilotos que conseguiram ganhar uma vez e o Campeão que ganhou três vezes .
Paulo Soares apresentou um Sauber Mercedes C9 montado sobre um chassis PN Slot equipado com um motor "short-can" Scaleauto SC-0015 de primeira geração que não sendo invencível, conseguiu levar de vencida a concorrência sagrando-se Campeão desta categoria. O Paulo foi também o Piloto com o melhor tempo absoluto por volta em todas as provas e calhas, conseguindo na 5ª Prova na calha azul o registo de 7,469 ". Parabéns ao Paulo Soares por este resultado.
Paulo Soares - Sauber C9 - Campeão |
O Davide Santos fazendo um Campeonato em crescendo foi um justo segundo classificado. O Davide tripulou um espectacular Porsche 962 sobre um chassis Plafit Super24 equipado com um motor Scaleauto "long-can" SC-0012 acabando o Campeonato com 1 ponto de vantagem para ...
... Artur Oliveira que correu com um Porsche 962 montado sobre um Momo SW-08 equipado com um motor Avant Slot Sprint.
Artur Oliveira - Porsche 962 - 3º Classificado |
Luis Pedro Paula - Mazda 787B - SC-0025-2 |
Destaque ainda para as prestações do Luís Pedro Paula e do Vasco Barbosa que andaram ao nível dos três primeiros podendo inclusivé terem acabado no pódium, e para o magnífico ambiente vivido em todas as corridas que contibuiu para que a catarse do dia e da semana acontecesse.
Vasco Barbosa - Sauber C9 - SC-0015 Tech 2 |
O Campeonato provou ainda que as restantes carroçarias (Mazda e Porsche) conseguem bater-se de igual para igual com os Sauber. este é aliás um aspecto que alguns estão a considerar como desafio que é "pôr a andar" conjuntos com carroçarias teoricamente menos competitivas ...
As fotos à excepção da segunda são do Vasco Barbosa.
Segue a classificação final deste excelente Campeonato:
Sem comentários:
Enviar um comentário