Como o prometido é devido testei o Penske PC22 com os motores NSR King de 38k rpm e 46k rpm.
Embora tenha testado em dias diferentes a verdade é que a diferença de andamento do mesmo carro com um e outro motor foi demasiado notória.
Com o motor de 38k rpm o melhor que consegui foram uns 6,611" na calha verde que ficaram um pouco aquém do que esperava realizar com este motor.
O carro com o motor de 46k mostrou-se "explosivo" e consegui rodar consistentemente na calha azul em 6,5" tendo conseguido um novo record pessoal naquela pista com o tempo de 6,484"!
Pelos testes realizados parece-me possível baixar os tempos mas para isso torna-se necessário encontrar a relação óptima entre as rotações do motor e a capacidade de as colocar na pista de modo suave e eficaz, sem "traseiradas" nem rodas no "ar". Claro que em corrida estes tempos podem baixar entre 1 e 2 décimos.
O factor peso teve muito menos importância do que à partida esperaria.
Face a um Porsche 997 GT3 também ele equipado com motor de 38k da NSR mas 30 gramas mais pesado (180g contra 150g) e com a mesma relação de 7/44 em recta os carros andam literalmente o mesmo sendo o Formula mais rápido cerca de 4 décimos no "miolo".
A título de curiosidade o anterior máximo pessoal estava em 6,679" obtido com uma "barchetta" BMW LM V12 na 5ª Prova do Campeonato de Sport/Protótipos de 2012 do SMR.
A título de curiosidade o anterior máximo pessoal estava em 6,679" obtido com uma "barchetta" BMW LM V12 na 5ª Prova do Campeonato de Sport/Protótipos de 2012 do SMR.
O "sonho" de chegar aos 6,0" continua vivo.
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