1/24 FORMULA X - Penske PC22 - MoMo SW08 - SC0013 - 29.9k

A tarde estava chuvosa e fria mas isso não impediu que fosse até ao Slot Model Racing fazer o gosto ao dedo. Levei o BMW M3 GTR já apresentado para "acamar" e também um novo FORMULA X. Trata-se de outro Indy Car, um Penske Chevrolet PC-22 da Betta & Classic com uma decoração de fantasia. A carroçaria foi facilmente adaptada a um fiel chassis MoMo SW08V no qual montei um motor Scaleauto SC-0013 (preto) de 29.9k rotações, dos antigos.

 O resultado foi este:


Ainda em relação ao motor convém denunciar que neste caso a Cric Crac está vender "gato por lebre" (mesmo em saldo) senão vejamos:



O motor à esquerda  é o SC-0013 "antigo" ( o que montei no carro). Este motor tem 29.9k rpm a 12v e tem um torque de 220gr/cm.






O motor à direita é o SC-0013 "novo" aquele que a Cric Crac não envia e que tem 30k rpm a 12v e um torque de 330 gr/cm

Tenho o motor da esquerda porque no passado encomendei o da direita e enviaram-me o da esquerda. Reclamei e disseram-me que ficasse com o de 29.9 que me iriam enviar o correcto. Enviaram outro de 29.9. Na altura no site listavam o motor da direita com a especificação correcta e enviavam o motor errado. Hoje consultei o site e listam o motor da esquerda com a especificação do da direita o que é um logro. Fica o reparo e o alerta.

Voltando ao treino:


 
O carro pesa 150 gramas e é muito seguro, dando por isso muita confiança e gozo a quem o conduz. As saídas deixam de ser a preocupação maior que passa a centrar-se em ir à procura de como passar mais rápido e melhor aqui e ali à procura da volta "perfeita" que para mim é feita mais ou menos assim:

Acertar a travagem no final da recta da meta para entrar e fazer a mini-recta seguinte com o máximo de aderência, sem traseirar e sem deixar o motor perder rotação. Chega-se assim muito depressa aos primeiros "S" que são feitos "quase" a fundo, quase a fundo porque se for a fundo à saída do "S" e como o empastilhanço é mais que muito a traseirada é quase inevitável e lá se vai mais um cagagésimo. Continuando ... sobe-se para a ponte a fundo e alivia um pouco à entrada da ponte e fundo de novo até ao ínicio da descida para o túnel onde alivia para depois seguir a  fundo no resto da descida e em toda a recta do túnel no fim da qual alivia ligeiramente e entra a fundo na primeira curva do segundo "S", alivia de novo para a contra-curva (parabólica) e segue a fundo nas duas semi rectas antes da curva que dá acessso à recta da meta. Alivia ligeiramente de novo à entrada da recta da meta para não traseirar e fundo de novo até à travagem lá ao fundo ...



 


O carro rodou em 6,8" consistentemente, tendo conseguido o melhor registo desta sessão de treinos com 6,758" na calha verde como a foto ao lado atesta.











Contudo  a relação (8/44) estava demasiado curta  para a pista. O pinhão de 8 revelou-se excessivo num motor que trava pouco por natureza.


Mesmo acertando a relação penso que com este motor chegar aos 6,5" já será muito bom. É claro que num dos próximos treinos conto testar o carro e também o Lola T93 com motores de 38K e 46k para ver como eles se comportam.




   Até breve.

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